domingo, 20 de fevereiro de 2011

Evasão

Hoje precisava comprar Wiskey e Energético, então como de costume fui ao Supermercado. Chegando lá resolvi ir primeiro ao caixa eletrônico. Quando estou ali pronto para sacar uma graninha, vejo um moleque do meu lado, de uns quatro anos, apontar para a tela do caixa eletrônico do lado e dizer: -- Olha pai, que legal, 50 % de desconto! Instantâneamente me veio a mente o problema da mídia. Depois pensei se o pai do garoto não se sentia mal por esse tipo de comentário do seu filho. Não parecia se sentir ao menos... Saibam que nunca me deixei seduzir por promoção nenhuma, faço um esforço anti-midiático em meu espírito, não me sinto bem quando estou no rebanho, prefiro ou ficar vigiando ou atacando. (ouçam o álbum Animals, da banda britânica Pink Floyd)
Nada esteve tão presente em minha mente nos últimos dias como essa vontade de ir morar com os índios. Lembrei muito do antropólogo Lèvi Strauss e também do filósofo Thoreau. Minha vontade de evasão da civilização moderna sempre foi algo latente em meu espírito, mas nunca tomou forma como agora...Já tive um experiência similar, quando morei por nove anos no interior. Lembro dos momentos em que eu subia no morro em frente a minha casa, e lá de cima, sob e entre as árvores, observava a natureza. Não havia praticamente nenhum movimento humano a observar, salvo talvez na estrada que passava um carro a cada meia hora, em alguns momentos levava até mais tempo para pasasr algum auto. Tomava banho em rios, saia para pescar, caçar, descobrir trilhas, derrubar e comer palmitos, achar ninhos, inventar acampamentos, armadilhas, etc. Era toda uma vida saudável ao extremo, que me ensinou muita coisa. Será preciso mesmo tantas leis? Quando eu era pequeno não parecia haver tantas, ou ao menos, precisar haver tantas. O Ser Humano é mesmo algo incrível! Consegue ao mesmo tempo lhe acrescentar e lhe tirar, de forma invejável! Nos últimos tempos tem mais tirado que posto. Também tem um lugar muito bom para se ir, talvez alguns já ouviram falar dele. O nome do lugar é Pasárgada, é que lá "sou amigo do rei" *...

* Manoel Bandeira, no poema, Vou me embora para Pasárgada.

Igan Hoffman

2 comentários:

  1. Às vezes, é bom um isolamento. Sobretudo na natureza...
    Belo texto, meu amigo.
    Aquele abraço!
    www.segundadose.com

    ResponderExcluir
  2. Compreendo a mídia como espaço de força e poder, capaz de atuar na formação da opinião pública por ter a capacidade de atingir grandes contingentes de pessoas. Cabe a nós, pais, minimizar o seu lado nocivo, alienante e manipulador.
    Quanto às feridas do seu coração, deixo esse trecho de música para reflexão:
    "Cada um de nós compõe a sua história
    Cada ser em si
    Carrega o dom de ser capaz
    De ser feliz"

    Beijos!

    ResponderExcluir