sexta-feira, 16 de março de 2012

A Alienação se propaga como o "poder" de Foucault

A alienação nos campus das universidades pelo Brasil a fora é algo incrível. Vou dar um exemplo aqui do Sul, mas que acredito se repetir por toda a extensão do nosso território onde existe centros educacionais. Durante o intervalo entre as aulas aqui da faculdade, sempre vamos à lanchonete dentro do campus universitário a fim de fazermos uma boquinha e curtirmos nosso momento diário de, digamos socialização. Muitos podem considerar momento de fofoca, de descontração, de folga, enfim. Aproveitamos sempre este momento para conversarmos sobre filosofia, religião, direito e outras matérias afins. Bem, nos últimos tempos o JJM tem sempre lembrado como essa população universitária, jovens em sua maioria entre 16 e 30 anos de idade, pois vinculado à Universidade em que estudo existe um colégio de ensino médio, vivem nesse mundo, o mundo universitário como se nada mais importasse, com se não houvesse fome, doenças e desgraças no mundo lá fora, pois que todo mundo parece feliz, bonito, saudável. Obviamente não precisamos viver como se essas realidades estivessem sempre ofuscando nossos momentos de felicidade, e talvez nem teríamos condições psicológicas para tal. Mas é notável como essas pessoas acabam agindo de tal modo que parece mesmo ignorarem totalmente a existência das mazelas humanas.
Bem, um outro exemplo que também o próprio JJM ressaltou há um tempo atrás, foi do ambiente que hoje os veículos automotivos criam. Quem entra dentro de um carro com um isolante acústico bom, liga o som e o ar condicionado, e sai mesmo por aí dirigindo como se nada mais "no mundo lá fora" realmente importasse, do que curtir esse momento de prazer que o veículo proporciona, ou seja ese momento alienado.
Isso para não falar da alienação provocada pela Internet e redes sociais, bem como celulares, ipads, e toda essa gama de parafernálias tecnológicas que praticamente nos acorrentaram nestes últimoas anos.
Exemplos típicos do dia a dia, muitos outros certamente poderão ser evidenciados. Assim talvez como em Foucault o "poder" está em todas as coisas, em todas as situações, inserido nas mais simples relações entre os homens, a alienação também não está só no operário de Marx, mas sim em todas as pessoas, nas relações humanas, nas mais variadas situações, nas nossas fugas diárias desse mundo cada vez mais hostil. Será que estamos agindo de forma correta, ou deveríamos tentar mais nos interarmos da realidade, vivê-la ao invés de fugirmos dela, e batalhar de forma sincera e justa para que ela seja melhor.
Bem, vale a reflexão....

Nenhum comentário:

Postar um comentário