segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

País da Burocracia


As vezes quando ando pela rua, fico olhando para as casas e os edifícios com seus apartamentos, e tenho a impressão que tudo na vida do homem e encontrar um lugar para morar. Óbvio que não, que isso é só uma parcela de nossas reais preocupações, como diria Raul Seixas
dois problemas se misturam:   
a verdade do universo e a prestação que vai vencer
ou então como pensava Drummond
o mundo é mesmo de concreto armado
Até o momento não tive desejo de aquisição. Gosto da liberdade de saber que estou livre para sair de minha caverna a qualquer momento, e ir explorar outras cavernas em quaisquer outros lugares. Mas na realidade, as coisas não são bem assim. Antes de me decidir a mudar, tenho que pagar a multa rescisória do contrato de aluguel, se tiver multa rescisória (no meu caso particular, não tenho, mas não importa), tenho que providenciar a mudança de endereço para receber as correspondências no endereço novo, e mais uma série de incomodações. De todo modo, isso não deve impedir que eu pare de entregar o meu dinheiro de forma tão gratuita para outro, e comece a pagar por algo meu, porque como todo mundo sabe, amanhã ou depois se eu quiser sair desse lugar, tenho ainda a opção de vender ou alugar. Claro que não me livraria das perturbações burocráticas nesse caso, e de contar ainda com a sorte para encontrar um comprador que pague um preço justo. Todavia, quando vou começar a "mexer os pausinhos" para quem sabe comprar um imóvel me deparo com uma série de procedimentos burocráticos, infinitamente chatos, e que sem esse aborrecimento, não é possível adquirir o imóvel, a não ser que se tenha muita grana para bancar todas essas chatices. Nessas horas eu entendo porque alegam que o Brasil é o país da Burocracia...
Olhar para a rua acaba por me consolar, pois se tantos outros conseguiram seu imóvel, é bem possível que eu vá conseguir também, com uma boa dose de paciência, um certo tempo para se dedicar aos aborrecidos procedimentos burocráticos, e tudo acabará bem... Mas mesmo assim, não comprarei um imóvel com a intenção de dizer "é meu" como a maioria. Comprarei um imóvel para deixar de ser idiota e ficar desperdiçando minha grana de forma tão imprudente, apesar de eu não pensar assim, e pensar que esteja fazendo um bom negócio ao me manter de aluguel, não é o que a maioria diz, e dessa vez eu resolvi, contra todas as expectativas, a não ir contra a maioria, só pra ver  o que acontece... Já que o mundo é assim mesmo de concreto armado, e não dá para ficar só viajando pensando nos problemas da filosofia e demais ciências, tem que se por os pés no chão, parafraseando Fernando Pessoa: sejamos tributários!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário