segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Rafting e Pescaria

Muita gente pensa que vou pescar só pelo peixe. Se fosse apenas por isso, já teria parado de pescar há tempos. Pescaria é bem mais que isso. Durante meus anos de pescador, fiz amizades ímpares, daquelas que não se abre mão mesmo. Também, por conta das pescarias, estive em lugares mais ermos, que dava para sentir o toque de Deus. Pescar definitivamente é um estilo de vida! Já tentei desistir, já tentei parar de pescar, mas não tem jeito, sinto falta de estar lá, na beira de algum rio, em algum lugar onde as vezes só eu estou, ou eu e um amigo, ou ainda alguns amigos, contemplando a natureza, enquanto apesar da tecnologia em nossos arsenais, seguimos passos primitivos de captura, enganando o peixe de alguma forma, para depois soltá-lo de volta à natureza. É uma pena que nossa evolução alcançou certos limites e tem pessoas que ainda não entendem isso. Pescar é além do mais um respeito ao meu pai, que me ensinou os primeiros passos dessa prática, naqueles tempos ainda da varinha de bambú, e que tem muita gente que até hoje utiliza. Também não pesco para ficar me aparecendo com o melhor equipamento, as técnicas mais precisas, o melhor desenvolvimento. Não faço só isso da minha vida, não tenho todo esse tempo. Pescaria é para ser divertida, se fosse para ser séria, seria trabalho. E sobre o peixe, o que eu digo? Levar o peixe pra quê?? Não é melhor ter ele ali, na natureza, para uma outra possível captura amanhã? Não é possível que estejamos passando fome, ou que nosso interesse em comer peixe ultrapasse os limites do equilíbrio com o natural. Bom, se queres comer peixe, compre salmão no supermercado, é ótimo. Ou compre tilápia em qualquer lugar. Enfim, tem peixes que são só para emoção mesmo, como é o caso do Robalo.
Agora, mudando de assunto, mas não totalmente, recentemente fiz uma outra atividade em contato com a natureza, e que me tirou do eixo. Fiz Rafting, em um rio aqui da região, acompanhado de instrutor obviamente, e com amigos sensacionais. Indescritível os lugares pelo qual nosso bote cruzou. Se estivesse em condições, faria isso todos os fins de semana. Achei esplendido tudo, desde as remadas, até poder se atirar na água em vez de quando, apesar de estar com capacete e colete. Baita esporte radical esse, que respeita em muito a natureza! Não há sombra de poluição ali, além de contribuir muito para o desenvolvimento muscular, e também o respeito a natureza, porque uma distração ali, pode até mesmo ser fatal, o que faz com que nos percamos aquela sensação maluca de domínio sobre tudo.
Enfim, meu signo é aquário, nunca fui de acreditar nessa besteira de horóscopo, mas quer se queira, quer não, tenho uma ligação forte com a água desde criança. Para mim, nada mais exuberante que um rio, nada mais respeitoso que o mar. Espero que a vida me permita muitas aventuras ainda, em torno das águas, e muitas fisgadas ainda. O resto é só o existir...






Um comentário:

  1. Conheço muito bem este ser.
    Está no "DNA ", sua vontade de pescar.
    No remo e no motor, tudo que faz é com muito amor.
    O barulho da onda, acariciando a praia, ou se debatendo
    no costão, é a sua música favorita.
    O cheiro da maresia, entra-lhe pelas narinas, acalma o seu
    coração.
    Da pele tostada, pelo sol causticante, nem reclama.
    Sua única vaidade, é a coragem do mar enfrentar, do perigo
    desconhecer, pois é pescador, nunca teve medo de morrer.
    À beira, ou em alto mar, mistura sua alma com o azul do céu,
    É forte, é valente.
    Só teme a Deus.
    Mulher, para casar com pescador, tem que ser, de preferência,
    filha de pescador.
    Pois, para ir ao mar, não tem hora.
    Como, também, não tem horário para voltar.
    De domingo a sábado, está disponível ao trabalho.
    Só depende da presença do peixe.
    Seu patrão é o mar. Sua mercadoria, é o pescado.
    Não é qualquer casamento que pode, este homem, segurar...
    Mas, quase sempre, é ótimo pai e marido.
    Sua paixão, certamente, é o mar, mas seu amor, é a sua família...

    ResponderExcluir