segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Verdade é uma Impossibilidade Epistemológica

A verdade é uma impossibilidade epistemológica (Júnior José Machado).
Aquilo que apreendemos do mundo é o reflexo de nossa consciência. Consciência é consciência de alguma coisa conforme Husserl. Quando avistamos uma árvore, atribuímos a ela a característica de sua existência. É na nossa consciência que formulamos a noção de que ela existe. Ignoramos completamente o que esta árvore pode estar sendo fora do nosso olhar, se alguém já a derrubou, se morreu, se o vento a quebrou. Esta árvore está para nós (Sartre).
O Sentido que atribuímos as coisas e a vida é por mera falta de sentido, pelo niilismo, pela angústia (Kierkegaard) gerada por tudo que é incognoscível, pela necessidade de escolhermos, de andarmos, de tomarmos uma decisão a qual não poderemos saber previamente toda sua repercussão.
Nesse interim criam-se paradigmas. Assim, acabamos por ser platônicos.
Kant cria o modelo do Justo, do Ético; Sartre, o da Liberdade; Marx, o do homem de classes; Hegel, do homem histórico, etc. Todos os filósofos começam céticos, tornan-se niilista e acabam platônicos. Nem mesmo Nietzsche, o divisor de águas, foi diferente.
A Razão é um ato de Fé.
A Linguagem é Platônica, é Metafísica.
A Fenomenologia da Ontologia é Metafísica.
Nós somos Metafísicos, Platônicos (Júnior José Machado).
Enfim, é necessário se apegar em algo, para garantir sua existência, sua vida.
Destarte, criamos o mundo, as leis, os modelos, as ciências, toda uma máquina que entra em funcionamento em consonância com essa Laranja Mecânica que é o Planeta Terra.
É essa a máquina que segrega, que escolhe, que privilegia, que explora, porque não se pode fugir dela, e quem sabe manipulá-la a seu favor, estará manipulando os outros também.
Qual a saída? Não há. Ou se aceita um paradigma, ou se corre o risco de morrer louco, solitário, tendendo-se ao suicídio.


2 comentários:

  1. É verdade, a ciênica é fé. Ou seja, a ontologia de algumas coisa nunca poderá ser revelado, aferida ou mensurada, pois como dizia um grande físico e filosofo da física quântica: " o que tenho e possuo é uma forma adquada de ver a realidade". Tal assertiva poderá nos levar a dois caminhos, o do desespero(angustia)que culmirá em isolamento social ou nos colocará no caminho da fé, que para mim é a melhor escolhar a ser feita em meio a tudo que é estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o caminho da fé, talvez seja bem semelhante ao caminho mítico dos pré-socráticos...

      Excluir