sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Remédio contra o Pessimismo

      Dificilmente sou dado a dar conselhos as pessoas. Não sei porque, não gosto de aconselhamentos, acho desperdício. Mas vou optar dessa vez por apresentar um único conselho que por ventura não é meu, mas serve muito. Bem, sei que a maioria das pessoas que acabam por visitar esse blog são também, assim como eu, escritores de blog. Muitos ultimamente tem me perguntando onde encontro inspiração. Bem, eu não consigo buscar inspiração. Tenho tantas coisas em minha cabeça que é só sentar em frente ao computador e escrever. Escrever aqui acaba quase sempre sendo um desabafo! Está certo que em certos momentos uma bebida ou um cigarro também caem bem. Mas vou descrever algo que roubo de Nietzsche, do seu livro A Gaia Ciência. Desconheço se os leitores desse blog chegaram a ler Nietzsche. Uma boa maneira de ler Nietzsche para mim, e isso não é um conselho ainda, é descrever seus textos em um caderno e tentar transformar suas palavras em minhas palavras. Foi um exaustivo exercício, mas serviu para eu perceber a grandeza e a fraqueza do pensamento deste filósofo. Bem, o conselho que repasso aqui é para os amigos pessimistas, que acreditam não poderem desenvolver algo como um blog ou mesmo publicar algo como um livro, ou ainda que tenham certo pessimismo relacionado mesmo a vida ou a qualquer outra coisa. Eu mesmo durante muito tempo fui um pessimista. Segue o conselho:

Aforismo 24

"Remédio para o Pessimismo

Tuas queixas são porque nada é teu gosto?
Sempre os teus velhos caprichos, então?
Escuto-te praguejar, gritar e escarrar...
Estou estotado, meu coração se despedaça.
Ouve, meu caro, decide-te livremente
a engolir um sapinho bem gordinho,
de uma só feita e sem olhar,
remédio soberano contra dispepsia."

Esse conselho nitzscheano jamais saiu da minha cabeça, repasso a vocês...

Igan Hoffman

2 comentários:

  1. Pessimismo é uma merd@!
    Já lhe empurra para trás mesmo antes do princípio.
    "Sempre em frente, pra frente eu vou"!
    Aquele abraço!
    http://www.segundadose.com

    ResponderExcluir
  2. Esse post me fez refletir ....
    e agora estou cheia de dúvidas ..será se sou pessimista ou pré-potente demais ??...bom sei lá!
    BJOs!!!Justine

    ResponderExcluir